Os benefícios da chia.


Atualmente a semente de chia é o "bum" do momento, se encontra ela em semente, farinha e óleo. Certo é que o grande sucesso se deve a promessa de perda de peso, mais precisamente "ataque a gordura abdominal", além disso promete diminuir o apetite, combater a celulite e as estrias, regular o intestino, controlar a ansiedade e prevenir doenças cardíacas.

Facilmente é encontrado relatos de pessoas que usaram e emagreceram, porém, alguns destes são muito duvidosos. Estudos científicos a respeito da chia são muito raros e estudos analisando sua eficiência inexistentes. 

Portanto o que se pode dizer a respeito é que a chia é uma fonte de fibra e como tal exerce influência no regulamento do intestino e diminui o apetite. Não existe nenhuma alimento que ajude de fato a emagrecer.
O emagrecimento é resultado de vários fatores associados, o maior consumo de fibras pode ajudar no transito intestinal, portanto a sensação de inchaço melhora, bem como a perda de peso, pela eliminação das fezes, isso se a pessoa tem um consumo de água adequado (no mínimo 2 litros por dia).O que explicaria esse "ataque a gordura abdominal". A fibra também ajuda a diminuir a velocidade de absorção, o que ao longo do tempo ajuda no emagrecimento e na prevenção a doenças como Diabetes. A Chia possui também uma grande quantidade de omega 3, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Tanto as fibras quando o omega 3 são fatores que levam a indicação de uso da chia, porém é necessário avaliar a dieta de quem usa, pois da mesma maneira que eles trazem benefícios seu excesso pode causar mal também.

Seu uso deve ser orientado por um profissional, um nutricionista, só ele está apto a adequar e fazer orientações sobre alimentação saudável. 

Um comentário:

  1. Está na moda mesmo... Mas. como você disse, temos que olhar com mais cuidado a inclusão da chia na dieta. Adorei o post.

    ResponderExcluir