Nhoque de Grão-de-Bico - Meatless Monday




O grão-de-bico é uma leguminosa, rica em ferro, proteínas e carboidrato. Possui mais ferro e proteínas que outros grãos similares como o feijão e a lentilha, além disso é mais facilmente digerida e uma ótima fonte de fibras. O grão-de-bico ainda possui um quantidade importante de triptofano um aminoácido essencial para a produção de serotonina, este por sua vez é responsável pela sensação de prazer e bem estar. Portanto é uma ótima opção para ingerir proteína de origem não animal.

Segue uma receita de massa de Nhoque com grão-de-bico, em substituição à batata o que faz esse nhoque ter mais proteínas que o convencional. Sirva com molho de tomate ou pesto.

Ingredientes

1 xícara (chá) de grão-de-bico
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
3 l de água com uma pitada de sal

Modo de Preparo


1. Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro.
2. Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos numa panela grande e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água.
3. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa.
4. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a margarina, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea.
5. Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm.
6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento e reserve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário