Sucos artificiais ou refrigerantes diet's ?

Na busca por uma alimentação mais saudável, somos estimulados a diminuir o consumo de refrigerantes. Que o refrigerante contém uma grande quantidade de açúcar e muitas vezes também de sódio ( que é usado como conservante e realçador de sabor ) nós já sabemos, mas será que vale a pena trocar o refrigerante, pelo diet ou pelos sucos artificiais? E se não vale qual seria uma opção prática e mais saudável? É o que tentarei explicar aqui.

Para começar vamos verificar quanto que os refrigerantes têm de açúcar:





Isso mesmo gente, uma garrafinha de 600 ml tem até 96 gr de açúcar, o que equivale a 384 calorias.

Já uma latinha possui até 48 gr de açúcar o que equivale a 192 Calorias.

É muito açúcar né? Da uma olhada na comparação ao lado, da quantidade de açúcar em sachês. Geralmente uma pessoa usa até no máximo 3 sachês para adoçar um copo de suco ( e vai ficar bem doce! ). 

Bom e os sucos? Quanto têm de açúcar em cada latinha, caixinha? Nada melhor do que olhar o rótulo para saber ! 

O suco Kapo da Del vale, em 200 ml tem 29gr de açúcar o que corresponde a 116 calorias. Até mais do que na mesma quantidade de refrigerante. A famosa Laranja Caseira possui 26 gr. Já o suco da marca Su Fresh possui 24 gr. 
Todas essas informações foram retiradas do próprio site dos fabricantes, para conferir basta clicar nos nomes das marcas.

E agora? Os sucos tem muito açúcar, os refrigerantes também, eu devo recorrer ao diet ou zero?

Aí é que a coisa complica, esses alimentos são muitas vezes isentos de açúcar e os zero até de calorias, mas isso não quer dizer que sejam mais saudáveis, há uma quantidade de conservantes, corantes e adoçantes muito grande nesses produtos. Há de se verificar também que alguns adoçantes utilizados no Brasil não são permitidos na maioria dos países, é o caso do ciclamato de sódio. 

Mas espera aí, você disse que muitas vezes os diet's são isentos de açúcar, quer dizer que eles podem conter açúcar?

Sim e contém, os alimentos diet's são aqueles onde um ingrediente é retirado do produto em sua totalidade, esses alimentos, são voltados para um público que não podem consumir essa substância. Mas há exceções 
alguns alimentos diet possuem por exemplo o açúcar da fruta, mas não é adicionado mais açúcar ao suco e mesmo assim é considerado diet.

Seguindo a mesma linha de raciocínio esses sucos de pó e chás prontos também possuem muito açúcar?

Exatamente, a maioria deles sim, além de conservantes. As bebidas lácteas com sabores de chocolate, morango entre outros também tem uma quantidade significativa de açúcar.

Então como podemos diminuir o consumo de açúcar, sem partir para os diet's?

Não é tão fácil assim, mas sempre que possível preferir os sucos in natura, depois os de polpa, que você mesmo pode dosar a quantidade de açúcar ou de adoçante que colocará. Se ainda precisa ser mais prático leve sua garrafinha com o suco já pronto, se não der opte pelas versões líquidas, mas fuja dos Néctares. Há vários "sucos" no mercado que na verdade são néctar, isso nada mais é do que um suco com menor concentração de polpa de fruta e maior concentração de açúcar. Preste atenção aos rótulos várias marcas possuem as duas versões vendidas em embalagens bem parecidas.

Pra ter mais uma noção da quantidade de açúcar em bebidas veja a figura abaixo: