Suplementos, é necessário?

São vários os fatores que nos levam a querer suplementar. A televisão nos mostra várias suplementações ao longo do dia, que vão desde suplementos de vitamina C, hoje muito conhecidos pela população, complexos de vitaminas e minerais, suplementos esportivos e pras diferentes idades. Mas será que isso é realmente necessário?

A resposta é não, pelo menos pra maioria das pessoas. Hoje sabemos que os complexos vitamínicos não tem uma resposta tão boa no organismo como os alimentos in natura. Além disso, a suplementação incorreta pode levar a hipervitaminoses, intoxicações, perda de função renal e hepática, letargia e outros inúmeros efeitos colaterais.

Complexos de vitaminas e minerais


Os suplementos vitamínicos e minerais devem ser prescritos de forma individual quando há indícios de carência desses nutrientes. Essa prescrição é feita pela maioria das vezes por médicos, mas pode ser realizada também pelos nutricionistas.

Uma alimentação diária com 3 a 5 porções de frutas e 3 a 5 porções de legumes  e verduras garantem a ingestão recomendada de vitaminas e minerais.

Suplementos alimentares

Já os suplementos alimentares são indicados para pessoas com algum déficit nutricional, que não consegue ingerir uma quantidade adequada de alimentos. Essa suplementação também deve ser minuciosa levando em consideração várias questões como concentração, quantidade, idade, sexo, capacidade digestória, portanto não se meta em furadas, procure um nutricionista antes de começar a utilizar qualquer suplemento, para que seja feito da maneira mais segura possível.

Suplementos esportivos

A indústria de suplementos esportivos é uma das que mais cresce no setor, que é super diversificado, temos suplementos pra todos os gostos, de vitaminas e minerais, lipídeos, proteínas, carboidratos, termogênicos, estimulantes, isotônicos, hipertônicos e por ai vai.

Quando entramos em uma academia é raro ver alguém sem sua coqueteleira, cheias de "whey's protein".Novamente vemos um excesso de nutrientes sendo ofertados sem nenhum critério, a maioria das pessoas passam a utilizar porque conhecem alguém que tomou e conseguiu "ganhar massa" ou até mesmo educadores físicos indicaram, mesmo sem terem formação que permita isso.

Os suplementos mais utilizados são os de proteínas, isoladas, hidrolizadas, do leite, soja, ovo e o queridinho do momento da própria carne de boi. 

Em geral praticantes de atividades físicas (não-atletas) não precisam de suplementação para ganho de massa magra ou para conseguir finalizar seus exercícios diários, uma alimentação balanceada que incluam lanches pré e pós treinos garantem todo o aporte de nutrientes necessários. E nem precisam ser lanches mirabolantes, na maioria dos casos frutas e pães com queijo ou iogurte dão conta do recado.
Pra provar isso iremos publicar várias matérias sobre suplementação e alimentos que podem ser utilizados por praticantes de atividade física. 

Mas é claro que vão contestar falar que usam e sempre deu resultado. Sim, a ingestão de energia e de proteína aumentada junto ao exercício físico vai acarretar no ganho de peso, combinado com a genética com o ganho de massa magra também, porém muitas vezes sai mais caro (sim financeiramente) suplementar, outro fator é a carga aumentada de metabólitos (principalmente os metabólitos proteicos) para o organismo excretar, o que pode gerar disfunções nos órgãos e com o tempo até perda permanente de função. 

Não é tudo que é consumido que se aproveita, quando comemos em demasia nosso organismo tenta excretar isso através da urina e das fezes, isso também sobrecarrega o organismo. 


A falta de um profissional que acompanhe a suplementação faz com que os adeptos utilizem a suplementação errada e nos horários errados e ai nosso organismo usa aquela proteína que tomamos, achando que nossos músculos inchariam na hora, como fonte de energia, ou seja, perdemos dinheiro, pois suplementos de carboidratos ou até mesmo carboidratos através da própria alimentação é barato. Por isso não perca tempo e nem dinheiro procure um profissional, suplemente se necessário e de forma eficiente.

A suplementação acompanhada por profissionais capacitados dará resultados surpreendentes. Não arrisque a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário