Couve, melhor fonte de cálcio que o leite?

Faz alguns dias que vejo várias matérias falando da couve, como um ótimo desintoxicante, fonte de vitaminas e algumas até diziam que ela é uma fonte de cálcio melhor do que o leite, a explicação para isso seria que a couve possui uma proporção adequada de magnésio e cálcio, facilitando a absorção e melhorando a fixação do cálcio ao organismo. Sinceramente nunca tinha ouvido falar nisso, então eu comecei a procurar sobre a absorção e fixação do cálcio para contar pra vocês. Depois vamos comparar a composição nutricional do leite e da couve, para averiguar se a informação procede.

Função do Cálcio:

Crescimento e manutenção dos ossos e dentes;
Manter a função neural e muscular;
Coagulação sanguínea;
Liberação de hormônios.


Equilíbrio do cálcio:

Para se evitar doenças ligadas a deficiência do cálcio, deve haver um equilíbrio entre a excreção e a absorção de cálcio. A absorção de cálcio é menor que 70% da quantidade que realmente ingerimos (na maioria das pessoas menor que 30%), portanto é necessário uma regulação hormonal para que haja menor perda possível do cálcio circulante no sangue.

Absorção

Os principais fatores que afetam a absorção no intestino é a presença da vitamina D em sua forma ativa, que aumenta a absorção, além disso carboidratos como a lactose também facilitam. Dietas muito ricas em oxalatos, fibras e ácido fítico diminuem absorção, porém o fator que mais inibe a absorção de cálcio ainda é a competição pela absorção de ferro. Por isso fontes de ferro e de cálcio não devem ser ingeridas na mesma refeição.
Excreção

Todos agentes acidificantes diminuem a reabsorção do cálcio, são eles: sódio, proteína, cafeína entre outros. Já o fósforo, agentes alcalinos como o bicarbonato e o citrato reduzem a excreção.

Relação do cálcio e magnésio

O PTH (paratormônio) regula as concentrações sanguíneas de cálcio. Ou seja Diminuindo a concentração do cálcio, aumenta a excreção de PTH, que promova a liberação do cálcio ósseo para o sangue e  aumenta a absorção renal de cálcio, o PTH ainda estimula a conversão da vitamina D para a sua forma ativa, aumentando assim a absorção intestinal de cálcio. O magnésio por sua vez, é um percussor do PTH. Sendo necessário principalmente quando há baixa absorção de cálcio e consequentemente baixa concentração sanguínea do mesmo.

Não consegui encontrar nada que falasse que o magnésio deve ser consumido proporcionalmente com a quantidade de cálcio. 

Couve X Leite

A couve é uma boa fonte de cálcio, fósforo e vitamina C, e ótima fonte de vitamina A. Além de ter bastante fibra também. O leite possui cerca de 3 vezes mais cálcio e vitamina A e 2 vezes mais fósforo. 
Os dois alimentos são muito ricos nutricionalmente falando. 

Minha opinião:

Os dois alimentos tem origens distintas, um animal e outro vegetal, os dois são sim boas fontes de cálcio e seu consume deve ser estimulado, visto que principalmente entre as mulheres temos alta prevalência de doenças relacionadas a esse mineral. Em minhas pesquisas nada foi constatado sobre a influência negativa da falta de magnésio para a absorção do cálcio. A couve apesar de ser uma boa fonte cálcio possui pouco cálcio em relação ao leite e a quantidade de cálcio recomendada para o consumo diário, portanto eu não indicaria a substituição da couve pelo leite, por ser necessário um consumo exacerbado desse vegetal para atingir a quantidade recomendada. 

Irei fazer outra pesquisa falando mais sobre os benefícios da couve, quanto a sua quantidade de fibras e vitamina A. até a próxima. 

Fontes: Tabela composição de alimentos - TACO - USP
Tabela Medidas Caseiras
Livro: Nutrição humana volume 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário