Dieta Dukan


Quem é Dukan? Dr. Pierre Dukan é um médico francês, formado há mais de 30 anos, especialista em nutrição e reeducação alimentar. Hoje em dia, ele é o médico especialista em nutrição mais lido na França.




A dieta Dukan ficou famosa após Kate Middleton seguir essa dieta para emagrecer para seu casamento.


Como a dieta funciona:

A dieta é composta por 4 fases:

Primeira fase: Fase de ataque

São liberadas carnes magras e alguns legumes e proibido qualquer tipo de carboidrato no total pode se comer 72 alimentos. É uma fase curta, geralmente de 2-3 dias, segundo o site, depende do seu peso atual.

Segunda fase: Cruzeiro

Durante esta fase, o regime alimentar alterna dias de Proteínas alimentares mais Puras (Fases Proteínas Puras PP) e dias de Proteínas acompanhadas de 28 Legumes recomendados (Fases Proteínas e legumes PL). Você segue nessa etapa até alcançar o peso desejado.

Terceira etapa: Consolidação

Começa a retornar com uma alimentação equilibrada onde são incluídas duas refeições de "gala" nessas refeições os alimentos antes proibidos voltam a retornar. A duração são de 10 dias para cada quilo perdido

Quarta etapa: Estabilização

Volta a dieta normal voltando a consumir carboidratos normalmente, porém todos as semanas um dia você volta para a primeira fase, além do consumo de farelo de aveia ou trigo que tem q ser consumido 1 colher de sopa todos os dias para o resto da vida e uma caminhada moderada de pelo menos 30 min. O site da dieta fala que são três medidas simples e não negociáveis que irão manter seu peso para o resto da vida. 

Minha opinião: Considero a dieta muito radical e a fase de ataque muito parecida com a dieta da proteína. De acordo com o próprio Dr. Dukan antes de se iniciar a dieta deve-se primeiro passar por aconselhamento médico e diversos exames. E no rodapé de todas as páginas em seu site segue a frase:

"O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan possui finalidade exclusivamente informativa e não substitui a consulta realizada por nutricionistas, profissionais de educação física, médicos e/ou qualquer outro profissional da área de saúde."


Nenhum comentário:

Postar um comentário