Aveia, Porque comer?


A aveia é um cereal altamente nutritivo, ela possui fibras solúveis e insolúveis, carboidrato,proteínas, vitaminas e minerais. A fibra por se só ajuda a regular o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade. Além disso, a aveia tem um sabor agradável e é muito versátil, podendo ser incluídas em vitaminas, mingaus, bolos, biscoitos, tortas salgadas, misturada com frutas e outros cereais e até em pães.

Todo mundo já comeu ou ouviu falar de aveia, seja em forma de mingau, em bolos, biscoitos, ou as sua farinhas.


A beta-glucana é uma fibra solúvel presente na aveia, que é muito estudada ultimamente, pois já se sabe que seu consumo regular ajuda no controle dos níveis de colesterol, pressão arterial e absorção de glicose o que ajuda no controle da diabetes. A aveia absorve água no interior do nosso intestino formando uma pasta vistosa que captura a gordura e diminui a absorção dela pelo nosso organismo diminuindo a síntese do colesterol. 

A aveia também é rica em antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e aparecimento de doenças, o zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

Para aproveitar todos seus benefícios é importante consumi-la regularmente e em quantidade adequada, alguns pesquisadores acreditam que 75 g por dia já são suficientes. Mas cuidado, seu excesso também pode trazer desconfortos mais que uma xícara de 250mL pode causar inchaço e produção de gases aumentada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário