Alimentos para a beleza

Voltando ao velho clichê do mundo da nutrição.Somos aquilo que comemos. Nosso corpo é constituído em 60% de água, e o restante são nutrientes. Proteínas, lipídeos (gordura), carboidratos (açúcares). Além de vitaminas e minerais, exemplo o cálcio nos ossos. Bom isso não é novidade para ninguém certo? 

Porém quando pensamos na nossa alimentação no dia-a dia não levamos em consideração. O que traz danos a nossa saúde, aos nossos cabelos, unhas, pele, estrias, celulites e ainda aquelas gordurinhas que tanto nos incomodam.

Hoje vamos dar várias dicas quanto a alimentação para manter cabelos, unhas e peles mais uniformes e em um próximo falaremos de alimentos que auxiliam no tratamento de celulites e estrias.
O cabelo é formado por queratina que é uma proteína. Portanto alimentos fontes de proteínas como carnes magras, leite, ovos ajudam a fortalecer o nosso cabelo. Além disso alimentos que contenham Vitamina A, E, B6, Ferro e Cálcio, também auxiliam na queda e na quebra do cabelo, esses nutrientes estão na corrente sanguínea e proporcionam a formação do cabelo e a nutrição da sua raiz. São alimentos fontes brócolis, nozes, aveia, banana, azeite, cenoura, nozes, manga entre muitos outros.

A pele é formada por colágeno, portanto alimentos fontes de proteínas é uma boa pedida. Acnes podem ser causadas pelo excesso de oleosidade da pele, que se dá justamente pelo consumo aumentado de frituras, chocolate e óleos em geral. Para uma pele saudável é necessário a ingestão continua de diversos nutrientes presentes em vegetais crus, folhosos e nas frutas. A hidratação é um passo importante, pois a pele se hidrata de dentro para fora, uma ingestão adequada de água pode contribuir e muito para uma pele saudável. Além disso a ingestão de água ajuda o organismo a filtrar toxinas indesejáveis que por ventura poderiam se acumular na pele e também em outros locais do organismo.

As unhas quebradiças são um sinal do organismo para a falta de cálcio, zinco e magnésio, recorra então  lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais
Muitos produtos de beleza usam em sua formulação alimentos como ingredientes ou até mesmo vitaminas,  minerais e até proteínas em sua formulação, a lógica para isso é a mesma lógica de se ingerir esses nutrientes, porém a ingestão garante a boa formação da pele, cabelo e unhas, e o uso desses produtos auxilia na manutenção e reparação. Sim, sou a favor de tratamento de beleza, dão ótimos resultados, mas quanto a hidratação é de dentro pra fora o resultado é muito melhor.


Uma alimentação adequada melhora sua qualidade de vida, sistema imunológico, aparência, disposição, atenção e energia! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário