Hidrataçao

Por que é tao importante se manter hidratado? A água corresponde a 60% do peso corporal de um adulto. A maior parte dela é intracelular ou seja, se encontra no interior das células, e proporciona o ambiente onde ocorrerá diversos processos metabólicos, como síntese de outras células, trocas de nutrientes do interior com o exterior da célula, além de ser uns dos principais meios de excreção de substâncias não necessárias ao organismo. É por isso que se manter hidratado, ou seja, repor a água do organismo é fundamental para seu bom funcionamento. 

O calor provoca a perda de água e sais minerais através do suor, quanto maior a exposição ou a intensidade e tempo de exercício físico maior será a perda água. A sensação de fadiga e peso nas pernas são comuns em indivíduos que tem uma perda hídrica acentuada. 

Porém a água que é encontrada no nosso corpo não é essa mesma água que ingerimos, ela é agregada por diversas moléculas. Percebendo essa diferença os fabricantes de bebidas colocaram no mercado bebidas que são consideradas isotônicas e hidrotônicas. 


As bebidas Isotônicas possuem carboidratos e sais minerais, por isso reidratam o corpo com mais eficiência que a água, mas essas bebidas contém uma grande quantidade de sais minerais, por isso são indicadas para pessoas que praticam exercícios físicos pesados, ou para quem teve muita perda de líquidos através do suor. O uso de isotônico também pode ser recomendado por médicos em alguns casos de desidratação. Vale lembrar que a água de coco é um isotônico natural e possui apenas 22 calorias em 100ml.

Já as bebidas hidrotônicas possuem a mesma formulação das isotônicas porém são menos concentradas, indicadas  para o dia-a-dia e para pessoas que praticam exercícios físicos leves. Apesar de serem boas, sucos de frutas são bem vindos para ajudar na reidratação, pois eles além de repor água, saís minerais e carboidratos são ótimas fontes de vitaminas além de serem muito saborosos.

A reidratação através dessas bebidas só se faz necessária quando a perda hídrica é muito grande.

A recomendação do "American College of Sports Medicine" para a reposição de líquidos para praticantes de atividades físicas são:
  • 2 Horas antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos
  • A partir de 1 hora de exercícios: 600 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício
  • hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercicio
É importante que a hidratação seja feita antes, durante e depois do exercício. E nunca esperar a sede para se hidratar, pois a sede já é sinal da desidratação.

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