Intestino Preguiçoso




Mais uma vez a falta de tempo na vida moderna acarreta danos a nossa saúde. O fato de se alimentar mal e a falta de horário para comer, estar sempre fora de casa, passar por stresse no trabalho, transito entre outras são fatores complicantes para quem tem intestino preguiçoso. Estima-se que esse problema atinga cerca de 28% da população. É caracterizado como intestino preso ou prisão de ventre pessoas que vão ao banheiro menos de três vezes por semana. Essas pessoas costumam relatar fezes endurecidas, dores abdominais e inchaço.

Entre pessoas saudáveis as causas mais comuns são a ausência de resposta ao estimulo de evacuar, mesmo sentido vontade de ir ao banheiro a pessoa não vai, ausência de fibras na dieta, falta de hidratação adequada, inatividade fisica e uso crônico de laxantes. O intestino preguiçoso ainda pode ser causada por uma serie de disturbios orgânicos por isso um médico deve ser sempre consultado.

As dietas pobres em fibras resultam em um transito intestinal prolongado, ou seja, o alimento permanece por mais tempo no nosso organismo, o que resulta em uma maior abçorção de água e a formação de fezes duras. As fibras melhoram o funcionamento intestinal, facilitando a absorção de nutrientes e eliminação das fezes. Para que as fibras desenvolvam os seu papel com eficácia é necessario também o consumo adequado de água, cerca de seis copos de água por dia.

Alimentos como aveias, arroz integral, frutas e verduras são ricos em fibras. Dê preferencia a frutas como maçã, pêra, ameixa, pessêgo e caqui, todos com casca e laranja com um pouco do bagaço. Leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha também são ricos em fibras. Trocar o pão pelo integral ajuda nos resultados. Vale lembrar que as fibras aumentam a sensação de saciedade o que ajuda no emagrecimento.

A pratica de atividades fisicas libera adrenalina, um hormônio que estimula o funcionamento do intestino, a atividade física deve ser feito no minimo três vezes por semana. Consulte um médico e/ou um preparador fisico para verificar qual a atividade mais indicada para você. 

Nunca evite ir ao banheiro, responda aos reflexos do seu organismo. Além disso mantenha um horario para fazer as refeições todos os dias.

Sempre vale a pena lembrar que o nosso organismo é feito por aquilo que nós comemos, e mesmo que a reeducação alimentar não apresente resultados imediatos e até não resolva o problema sozinha, se alimentar bem é cuidar do seu corpo e da sua saúde a longo prazo.

A nutrição é a chave da beleza, bom funcionamento do nosso organismo e saúde. Quer emagrecer pense em nutrição, deseja cabelos, pele e unhas bonitas pense em nutrição. Deseja mais resistencia física e maior resistência a doenças pense em nutrição.

Leia mais sobre hidratação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário