Alimentos diet e light




Muitas vezes os rótulos dos produtos nos fazem confundir esses dois conceitos e acabamos comprando por impulso ou apenas por achar mais saudável. Porém nem sempre um alimento diet ou light é mais saudável ou menos calórico que um alimento convencional.

O órgão no Brasil que é responsável pela regulamentação e denominação de alimentos como diet e light é a Anvisa. Em 1998 a Anvisa publicou a legislação que conceituava esses dois produtos, usando como referência o Codex Alimentarius, que é um fórum internacional de normatização de alimentos composto por 166 países.

Fica determinado a partir de então que o termo diet, pode ser usado opcionalmente em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou doenças específicas como o Diabetes. Nesses casos são inclusos alimentos indicados para dietas com restrição de carboidrato, gordura, proteínas e sódio, alimentos empregados exclusivamente para controle de peso, e alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcar. Ou seja, um alimento que tem teor de sódio reduzido pode ser considerado um alimento Diet, mas não tem redução do seu valor calórico.


O termo light é empregado para alimentos que tenham redução de 25% do seu valor calórico além da redução dos seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio em comparação com o produto convencional ou similar de outra marca.

É importante que fique claro que nem todos os produtos denominados como diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo ao do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é isento (restrito) em açúcar, mas não para as pessoas que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que seu valor calórico se aproxime ao do chocolate normal.

Por isso vale a pena comparar os rótulos, para verificar se é vantajoso o diet, light e o convencional.


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