5 Motivos para comer mais fibras

As fibras dietéticas receberam muita atenção da mídia alimentícia nos últimos anos, isso devido aos grandes avanços científicos, que relatam a alta ingestão de fibras relacionada a uma menor incidência de obesidade, distúrbios gastrointestinais, colesterol alto, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Na contra mão a dieta dos países industrializados é rica em alimentos de origem animal que não possuem fibras e em alimentos enlatados que perdem parte das fibras durante o processamento. A dieta ocidental ainda é pobre em vegetais e alimentos integrais que são as fontes mais ricas em fibras.

             
Hoje, no Brasil se consome cerca de 12 a 15g de fibras por dia, muito abaixo da recomendação que é de 20 a 35g ao dia. Por isso vale a pena conferir alguns motivos para acrescentar vegetais e produtos integrais no nossa dia-a-dia:


     1-      As fibras podem auxiliar no emagrecimento, pois elas retêm uma quantidade considerável de água formando um gel que aumenta o tempo de digestão ainda no estômago, aumentando assim a saciedade.

      2-      As fibras solúveis retêm água ajudando a “lubrificar” o intestino, já as insolúveis aumentam o peso das fezes, a combinação das duas melhora a constipação intestinal, o que ajuda a diminuir a sensação de inchaço.

     3-      As fibras solúveis ainda conseguem reduzir o colesterol, pois sequestram o colesterol contido no suco biliar e o impede de ser absorvido. Essa fibra está contida especialmente na aveia, legumes, arroz, ervilhas, maçãs e outras frutas.

     4-      Além disso, a fibra torna mais lenta a absorção da glicose, portanto evita picos de glicose na corrente sanguínea, isso ajuda a prevenir a Diabetes e ainda ajuda a produzir menos tecido adiposo, visto que esse também é formado pelo excesso de glicose no sangue.

     5-      As fibras ajudam a melhorar a flora bacteriana do intestino, evitando diversas doenças dentre as quais se podem citar o câncer do intestino.