Qualidade alimentar

É notável o aumento da preocupação com a qualidade da alimentação. Preocupação essa que envolve a questão dos alimentos transgênicos, orgânicos e tradicionais, agrotóxicos, qualidade nutricional, industrialização   e até mesmo local onde é produzido o alimento e o transporte.
 

Essa preocupação aumenta proporcionalmente com o conhecimento a respeito dos riscos que uma má alimentação pode trazer e com os riscos que os alimentos quando não produzidos e manipulados de forma adequada trazem.

A vigilância sanitária trabalha fiscalizando a produção e manipulação dos alimentos para que nós consumidores tenhamos a tranquilidade de comer e ter a certeza que aquele alimento está adequado para o consumo. Isto é, a vigilância sanitária estabelece normas e critérios para a produção de alimentos, seja para criação de gado, suínos e aves, o mesmo é valido para a manipulação de alimentos em restaurantes, lanchonetes, quiosques e etc. A maneira de se garantir que tudo está sendo seguido é através de fiscalização e denuncias.



A respeito do polêmico tema  "alimentos transgênicos e orgânicos" é de responsabilidade do governo a sua liberação e suas restrições, mas o órgão público que fiscaliza e regulamente o comercio e embalagens é a Anvisa. Hoje todo produto que utiliza alimentos transgênicos em sua formulação é obrigado a informar isso em suas embalagens.

O aumento do consumo de alimentos fortificados, geralmente com vitamina A, E, cálcio, ferro entre outros mostra um consumidor mais consciente da importância de uma dieta balanceada. Hoje em dia é fácil encontrar esses produtos, até mesmo em mercearias de bairro. É de obrigação dos fabricantes ter em suas embalagens uma tabela nutricional que contenha no minimo carboidratos totais, gorduras saturadas, gorduras totais, gorduras trans, sódio, proteínas e fibra alimentar.

Resta criar uma consciência no consumo de frutas e hortaliças, vegetais em geral. Muito se fala de alimentos funcionais, mas a população ainda tem pouco acesso a informações seguras dos alimentos, vitaminas disponíveis e suas funções. Acredito que essa conscientização possa levar a indivíduos mais saudáveis. O site da nestlé disponibiliza uma Enciclopédia da Nutrição, que é nada mais do que um guia informativo de alimentos vitaminas e minerais disponíveis e suas funções. Com ótimas fontes e um vocabulário popular de fácil entendimento.

A única maneira de mudar hábitos é através do conhecimento, da aprendizagem e da conscientização. Procure saber mais sobre o que você come. Afinal você é o que você come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário