Dieta sem glúten




Já faz algum tempo que a "Dieta sem Glúten" virou moda, portanto vamos ao que interessa:

O que é glúten?

Glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais (trigo, centeio, cevada e aveia), a sua principal característica é a formação de uma liga elástica que proporciona a textura de pães e bolos.

Quando retirar o glúten da dieta?

Sempre que houver sensibilidade ao glúten e ou Doença Celíaca. Se você come pães, bolos, massas em geral a base de farinha de trigo e ou aveia e tem os sintomas de: diarreia crônica, ou constipação crônica, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura (em caso de crianças), manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa, é necessário se fazer exames para verificar se você é portador dessa doença.

A Doença celíaca é uma hipersensibilidade crônica da mucosa intestinal a proteína do glúten. Que causa uma inflamação e atrofia das vilosidades intestinais. Seu tratamento é exclusivamente dietético, excluindo todas as fontes de glúten da doença.


Dieta sem Glúten

Os adeptos dessa dieta afirmam que o glúten é pró - inflamatório mesmo em pessoas não portadoras da sensibilidade ao glúten, e que este " forma uma espécie de cola no intestino" que permaneceria ali por horas e dificultaria a absorção.

Segundo adeptos, seguindo essa dieta corretamente a pessoa pode perder até 5 quilos por mês, pois a ausência do glúten desintoxicaria e desinflamaria o organismo. Porém os cardápios que vi não passam de 1200 kcal por dia.

Os alimentos permitidos na dieta são: tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte, entre outros.

Minha opinião

Não achei nenhum trabalho científico que encontre esse benefício da dieta sem glúten para pessoas que não possuem sensibilidade e nenhuma comprovação que o glúten por si só seja pró inflamatório. Além disso, os cardápios sugeridos possuem uma grande restrição de calorias o que garantiria a perda de peso. Retirar o glúten da dieta é uma tarefa difícil, até para quem possui a sensibilidade, é uma restrição de vários alimentos que são comumente consumidos. Até mesmo entre os celíacos a adesão a essa dieta é baixa, e não há nada que garanta esses efeitos para que seja recomendada. Qualquer dieta com restrição calórica garantirá a perda de peso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário