Dieta Detox



Dieta Detox, ou dieta de desintoxicação visa a eliminação de toxicas causadas pela má alimentação, stresses, excesso de bebidas alcoólicas, exposição ao sol, cigarro, poluição, noites mal dormidas, corantes, agrotóxicos e por ai vai, além disso essa dieta promete dar mais disposição e ajudar até a eliminar acnes. 
A dieta se divide em duas partes, a primeira tem duração de dois dias e são permitidos alimentos que não possuem muito resíduos e de fácil digestão, muito líquidos e fibras solúveis. Alimentos como abacaxi, inhame, mamão e chá verde são incentivados pois possuem substâncias que ajudam a eliminar toxinas e facilitam a digestão. Também é retirado alimentos que são considerados pró-inflamatórios como leite, açúcar, glúten e gorduras. Nessa fase são consumidos aproximadamente 1000 calorias, mas quem a defende promete que não passa fome, o segredo é comer de duas em duas horas. Já nesses dois primeiros dias é possível perder 1 quilo, eliminar bastante água portanto você também vai se sentir desinchar. É indicado começar a dieta em um sábado ou em dias que for passar em casa para que se possa preparar os sucos e sopas.

A segunda etapa dura cinco dias  e são permitidos alimentos sólidos, ricos em fibras, água e antioxidantes. Substâncias anti-infamatórias também entram no prato com frequência, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Nessa etapa consegue perder até 2 quilos. Segundo especialistas esse cardápio pode ser seguido por até duas semanas.

Em resumo seguem algumas opções para serem incluídas na dieta:

1ª Etapa


Café da Manhã


Suco Faxina geral : 1 banana batida com suco de 2 laranjas, 1 fatia média de mamão, 1 col. (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de água fltrada sem açúcar ou adoçante)


Almoço


1 prato (fundo) de sopa-creme de abóbora e gengibre. 


Jantar


1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes.


Ceia 


1 copo (200 ml) de água de coco ou  1 copo (200 ml) de suco light à base de soja.


Lanches (2 em 2 horas)


Suco diurético : 1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado batido no liquidificador com 1 fatia grossa de melão, 1 maçã com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco filtrada sem açúcar ou adoçante.


1 copo (200 ml) de suco de maçã natural com gotas de limão sem açúcar ou adoçante.


1 xíc. de chá de hibisco com cravo. 


2ª Etapa



Café da Manhã

1 copo grande (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã +  1 fatia de pão integral light com 2 fatias de peito de peru, 2 rodelas de tomate cobertas com 1 fio de azeite extravirgem 


Almoço


1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula), 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de beterraba ralada com orégano, limão, 1 fio de azeite e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha +  1 filé médio de peito de frango grelhado coberto com cogumelo refogado + 1 taça grande de gelatina diet 


Jantar


1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião), 1 lata de atum light, 1 tomate e 1/4 de pimentão amarelo com cebola, salsinha e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com ervas 


Ceia 


1 potinho de leite fermentado (tipo Yakult) + 3 ameixas secas 


Lanches (3 em 3 horas)


1 pote de iogurte light com mamão picado + Linhaça, quinoa, aveia.

1 banana assada e polvilhada com canela 
1 fatia média de abacaxi 
1 fatia média de melão
 4 ameixas secas + 2 nozes 

Minha crítica a Dieta



Considero a ideia de uma desintoxicação louvável. Estamos expostos a agrotóxicos, corantes artificiais, conservantes, poluição, radicais livres diariamente. Acho a primeira etapa bastante radical, mas por ser por um breve período é até fácil de seguir, a segunda etapa, tem cardápios mais equilibrados e com alguns ajustes em termos de calorias podemos mantê-los. Percebam que há muitas frutas e fibras no cardápio, carnes magras e gorduras boas.

O maior problema dessa dieta é comum a várias outras dietas da moda, pois ela não incentiva a mudança de um hábito alimentar, ela estipula um tempo para você ficar em dieta, porém quando voltar a alimentação habitual voltará a ganhar tudo que perdeu, bem conhecido como efeito sanfona. Mais uma vez volto a reforçar, antes de aderir a alguma dieta procure um Nutricionista e ele te indicará mudanças no seu hábito de vida que o levará a uma melhor qualidade de vida e o emagrecimento virá como consequência. Não adianta aderir a qualquer dieta durante um período e parar, pois quando parar irá cair no efeito sanfona, mude de hábitos para mudar definitivamente de silhueta !



Nenhum comentário:

Postar um comentário